skip to Main Content

Modelos de autoclave para manicure

No antigo de hoje, abordaremos os assuntos sobre a esterilização dos utensílios utilizados pela manicure, e o porquê de sua importância, além disso, também falaremos sobre os diversos modelos de autoclave que podem ser encontrados hoje no mercado.

A autoclave ultimamente tem sido a melhor opção quando o assunto é esterilização, já é muito utilizada em hospitais e laboratórios para esterilizar os matérias que são utilizados na cirurgia, e sua potência para esterilização é bem alta, por utilizar a temperatura elevada e o vapor da água.

Ainda assim existem muitas técnicas que precisam ser respeitadas para garantir a esterilização dos materiais que serão colocados dentro da máquina, entenda melhor como a máquina funciona logo abaixo.

Veja também: Conheça as diferenças entre autoclave e estufa (MANICURE)

Entenda como a autoclave funciona na esterilização

A autoclave é uma máquina de esterilização que funciona através de altas temperaturas utilizando o vapor da água para promover a remoção dos microrganismos que podem infectar outras pessoas.

Ela serva para esterilizar utensílios perfurocortantes, como os alicates, tesouras, entre outros que entrem em contato com a pele de mais de um cliente, podendo lesionar e entrar em contato com fluidos corporais de alguém.

A partir do momento que utilizo algo para cortar alguma coisa no corpo de alguém, e esse material possui uma ponta que pode danificar aquele tecido humano, o fazendo sangrar, eu devo esterilizar pois ele é considerando um material critico com graves e grandes riscos de infecções.

O tempo médio para um esterilização de um material na autoclave é de 30 minutos, ela possui uma trava de segurança que só é liberada após o termino da esterilização, garantindo assim que todo o ciclo será completo, e a remoção desses microrganismos também.

Modelos de autoclave: escolha o melhor para você

As autoclaves podem ser classificadas através do seu modelo de esterilização, e formato também, algumas possuem a capacidade de esterilizar mais rapidamente do que outras, além disso, algumas ainda, também, conseguem ser mais eficientes na completa esterilização.

Conheça abaixo alguns tipos de autoclaves através de suas classificações funcionais, e quais ainda podem possuir o ciclo mais acelerado, e mais eficiente em relação as outras.

 Autoclave gravitacional

Na autoclave gravitacional o vapor deve ser injetado e com esse procedimento o ar é forçado a sair da máquina, entretendo na fase final, pode haver a presença do liquido que antes estava em forma de vapor.

Isso ocorre porque a sua capacidade de remoção em 100% do ar é limitada, então acaba afetando a fase final da esterilização que pode ser comprometida, a atualização dessa autoclave é proibida quando a capacidade é acima de 100 litros, e ela é proibida pela a anvisa.

Mas ela só se torna proibida quando sua capacidade é superior ao que já foi pré estabelecido, quando a capacidade dos litros for inferior, ela pode ser utilizada sem muitos problemas.

 Autoclave de alto vácuo

A autoclave de alto vácuo pode ser considerada como sendo a mais segura em relação a autoclave gravitacional, nesse caso autoclave de alto vácuo contém no seu equipamento uma bomba de vácuo, que possui uma capacidade mais elevada, especializada na sucção do ar interior da máquina.

Essa autoclave é capaz de introduzir o vapor dentro da câmara interna, utilizando uma alta pressão com o ambiente ainda em vácuo, através dessa capacidade desse modelo de autoclave, ela consegue esterilizar melhor, por causa da remoção do ar, quando comparada a de cima.

 Autoclave de vácuo único

A autoclave de vácuo único consegue remover todo o ar de uma única vez, com a utilização de um curto espaço de tempo, sendo assim mais ágil em relação ao tempo de esterilização das outras autoclaves.

Conforme isso acontece pode ocorrer a formação de bolsas de ar, no interior na máquina, onde será concentrado todo o ar dentro dessa bolsa formada, e irá garantir o processo de esterilização completa.

 Autoclaves de vácuo fracionado

A autoclave de vácuo fracionado, como o nome já diz, ela remove o ar nos intervalos ou seja por fração, tendo o seu processo de esterilização muito mais demorado, em relação a de vácuo único, que faz essa remoção de uma única vez, por funcionar em intervalos é muito improvável que se crie as bolsas de ar no interior da máquina.

This Post Has One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *