skip to Main Content

O que são esmaltes hipoalergênicos

Ter as unhas bem pintadas e seguindo a moda é tudo que mulheres de todas as idades procuram, pois, elas não abrem mão de marcar presença em todos os eventos com as unhas impecáveis. Para as mulheres que não sabem se tem alergia a algum componente dos esmaltes comuns, a dica é apostar nos esmaltes hipoalergênicos.

O que são esmaltes hipoalergênicos

O que são esmaltes hipoalergênicos?

Os esmaltes hipoalergênicos são aqueles livres de substâncias que podem causar alergias como: Tolueno, Formaldeído e DBP (substâncias tóxicas). Quer dizer, esmaltes hipoalergênicos são livres dessas substâncias que podem desenvolver reações alérgicas.

O que são Tolueno, Formaldeído e DBP?

Tolueno – É um solvente muito usado na fórmula dos esmaltes de unhas. Ele é mais barato, tem a função de melhorar a aplicação e de secagem rápida.

Formaldeído (formol) – Essa substância tem como função tornar o esmalte mais durável. Um dos maiores causadores de alergias, o formol só pode ser usado em cosméticos sob a supervisão da ANVISA e hoje ele é proibido no alisamento de cabelos.

DBP (Dibutyl Phthalate) – É utilizado como plastificante para maior durabilidade e flexibilidade do esmalte. O uso dessa substância é proibido em alguns países da Europa. Quando entra em contato com a água pode ser absorvido pela pele, por exemplo, ao lavar as mãos.

Se esses produtos forem inalados, ingeridos ou entrarem em contato com a pele, podem surgir diversos sintomas de alergia como: irritação no sistema respiratório, descamação dos dedos, vermelhidão e irritação nas pálpebras. Quando perceber alguma alergia por causa do uso de esmaltes comuns, pare de usá-los imediatamente.

Atualmente, as mulheres podem encontrar esmaltes hipoalergênicos nas mais variadas marcas famosas que sabem que é muito importante oferecer produtos que não façam mal aos seus clientes.

Um esmalte hipoalergênico pode causar alergia?

O termo hipoalergênico indica somente que é menor o risco de ocorrer uma alergia em pessoas que já são propensas a isso, mas isso, não garante que o esmalte é totalmente anti alérgico.

Um produto hipoalergênico pode conter algumas substâncias prejudiciais?

Para um produto ser registrado na ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) como hipoalergênico, o esmalte deve ter passado por testes clínicos que comprovem baixa probabilidade de irritação. Mas isso não significa que o esmalte está livre dos quatro ativos citados.

Como saber se é alérgica ao esmalte comum

Toda mulher que usa esmalte comum e sente alguns sintomas como: dermatite atópica, bronquite, rinite, pode estar sofrendo com alergia. Os sintomas são vermelhidão e coceira, principalmente nas pálpebras e no pescoço, que são áreas sensíveis e de muito contato com as mãos.

Em mulheres alérgicas a coceira e a vermelhidão podem aparecer próximo à cutícula que age como uma proteção para as unhas.

Como fazer os esmaltes hipoalergênicos durarem mais?

Os esmaltes hipoalergênicos costumam sair das unhas de forma mais fácil. Para manter o esmalte hipoalergênico por mais tempo nas unhas siga as dicas abaixo.

Limpe levemente a ponta e debaixo das unhas após pintar, isso evitará que elas se lasquem;

Aplique uma camada de top coat no mesmo dia em que fizer as unhas e dois dias depois. O produto prolonga o brilho e a durabilidade;

Prefira não polir as unhas antes de pintá-las. Isso deixará a superfície da unha muito lisa, dificultando a aderência do esmalte;

Não tome banhos muito quentes, pois, a alta temperatura amolece a unha e a cutícula, fazendo com que o esmalte descasque rapidamente.

Para usar os esmaltes hipoalergênicos é importante também passar base nas unhas para não manchá-las com o esmalte.

Hoje em dia a maioria das marcas de esmaltes oferece produtos hipoalergênicos que podem ser usados até por crianças.

Portanto, se tem alergia aos esmaltes comuns, pesquise e comece a usar somente os esmaltes hipoalergênicos. Então esses esmaltes são aqueles com fórmulas mais leves e que dificilmente causam alergias. Cuide da sua saúde e tenha unhas lindas e bem pintadas.

This Post Has One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *