skip to Main Content

Entenda as diferenças entre os esmaltes 3 Free e os esmaltes 5 free

A beleza é um assunto que atrai a atenção da grande maioria das mulheres, sendo uma de suas preocupações recorrentes, pois quando uma mulher está bem resolvida e se sente bonita, sua autoestima e seu humor melhoram sensivelmente, ajudando em todos os setores da vida, e para isso as mulheres usam os cosméticos e os cuidados com o físico e com a mente, como maquiagens, acessórios e os esmaltes de unha.

 Entenda as diferenças entre os esmaltes 3 Free e os esmaltes 5 free

Todavia, muitas mulheres são alérgicas a algum ou alguns dos produtos químicos usados na fabricação dos esmaltes, o que causa micoses, coceiras, irritações, etc. Isso complica ou até mesmo impede que essas mulheres usem esmaltes de unha, o que prejudica todos esses fatores em que a beleza influi na vida delas.

Visando resolver este problema, as empresas de cosméticos em sua grande maioria têm linhas de produtos hipoalergênicos, ou seja, produtos que não contém algum ou alguns dos produtos que provocam essas alergias, utilizando um sistema internacional chamado sistema free.

O sistema free nada mais é do que um sistema que avisa as consumidoras quais dos produtos alérgicos estão de fora da composição dos esmaltes, permitindo assim uma compra segura por parte delas.

Para começar é importante entender que free é uma palavra em inglês, devido a esse sistema ser mundial e que significa livre, demonstrando que o esmalte é livre de algum produto alérgico. Antes da palavra free há um número, que indica, por sua vez, quantos produtos potencialmente nocivos estão de fora da composição do esmalte.

Esmaltes 3 free

Os esmaltes 3 free são os mais comuns no mercado,exatamente por não conterem os três produtos mais nocivos e que mais causam alergia nas mulheres. Os produtos evitados nos esmaltes 3 free são:

Formaldeído

O formaldeído é um produto químico usado faz décadas em esmaltes ao redor do mundo, sendo responsável por diversos fatores importantes nos esmaltes, como por exemplo, reduzir o brilho do esmalte, para que este não fique esquisito, além de dar uma melhor aderência do esmalte nas unhas, para combater os incômodos borrões e fazer com que a tinta do esmalte se mantenha nas unhas por mais tempo, reduzindo a necessidade de se refazer as unhas e de fazer retoques. Além disso, o formaldeído melhora as condições de durabilidade dos esmaltes.

Dibutilftalato

Também conhecido pelas iniciais DBP, o dibutilftalato, ao contrário do formaldeído, dá um maior brilho para os esmaltes, brilho esse que depois é controlado pelo formaldeído. Por ser um componente forte, causa certas alergias.

Tolueno

O tolueno é um dos principais alérgicos presentes nos esmaltes, por causa principalmente de ser derivado de um forte solvente, o benzeno, um componente químico altamente tóxico, que causa contaminação e irritações em mulheres com as unhas mais frágeis.

Esmaltes 5 free

Todos os esmaltes 5 free, sem exceção, também são isentos do formaldeído, tolueno e o dibutilftalato, que como já dissemos anteriormente, são os principais alérgicos dos esmaltes, mas também estão livres, como diz o nome, de outros dois componentes que podem causar alergias em mulheres com alguma especificidade mais incomum. Esses dois componentes são:

Resina de formaldeídos

A resina de formaldeídos, como bem diz o nome, está ligada aos formaldeídos, sendo importante na fixação dos formaldeídos nas unhas, com isso a resina acaba contribuindo para aumentar à fixação do esmaltes nas unhas, melhorando o brilho do esmalte, além de fortalecer as unhas, para impedir que quebrem.

Cânfora

A cânfora é usada para dar aquele aspecto plástico para a unha, sendo altamente tóxica para muitas mulheres. A cânfora, inclusive, é tão forte, que é totalmente proibida para o uso de gestantes, pois pode causar problemas tanto para a mãe, como para o bebê, sendo então uma boa ideia para as mulheres que pretendem engravidar ou já estejam grávidas, já começarem a usar esmaltes 5 free.

Como saber se tenho alergia

Se você usa os esmaltes normais e tem problemas recorrentes nas suas unhas, pode ser uma alergia. A melhor atitude nesse caso é ir ao seu médico e fazer testes de alergias que ele indicar, principalmente para o formaldeído, dibutilftalato, tolueno, cânfora e resina.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *