skip to Main Content

Como esterilizar alicate de unha

Aprenda e entenda porque é importante, esterilizar seu alicate de maneira eficaz.

Cuidados os principais com o alicate

 Escolha o modelo correto

O modelo mais indicado na hora da compra do alicate são os de aço inox, pois a higienização desse modelo é mais eficaz, por não ter as dobrinhas que o de acabamento em plástico tem, além de outras partes que podem juntas sujeira.

Além de facilitar na hora da higienização, ele também se torna o mais indicado para a manipulação das cutículas pois o corte é feito mais rapidamente o que diminui as chances de machucado assim como o de posteriores infecções.

>>> ACESSE O CURSO DE MANICURE AQUI, VALOR PROMOCIONAL <<

 Amole o alicate periodicamente

Além de escolhe um bom modelo de alicate, é muito importante que ele esteja bem amolado, para que ao remover as cutículas elas saiam com maior facilidade, evitando o maior atrito que poderiam facilmente lesionar essa região.

Quando menor o potencial de lesão, mais “limpo” será o procedimento, pois o instrumento não terá tido o contanto com os fluidos corporais que poderiam estar ou não infectados.

 Alicates novos sempre

O alicate também precisa ser trocado depois de um tempo em constante uso, para que a melhora do procedimento seja realizada, evitando as infecções pelo material enferrujado e permitindo um melhor corte.

 Manter a limpeza

É importante manter o alicate sempre limpo, para evitar possíveis infecções, em casa de alicates do salão, sempre estéreis, caso seja pra seu uso pessoal e você não tenha uma estufa, pode-se utilizar uma água fervente, que já ajuda muito.

Importante lembrar, que antes que esterilizar o alicate na estufa, ou utilizando a água fervida para higienizar, você deve lavar o material em água corrente, sabão ou degermante e utilizar o álcool, secar e só depois utilizar as maquinas de esterilizar.

Entendendo porque a técnica esterilização é importante

A esterilização, principalmente dos utensílios utilizados nos salões, são de suma importância, justamente por que o mesmo material pode ser, e é, utilizado em muitas pessoas diferentes, e por se tratar de um utensilio com potencial de corte, o contato com fluidos e secreções corporais se torna eminente.

Ao utilizar o alicate em um cliente e depois em outro e em outro, é muito importante que se higienize o alicate e o esterilize, até porque as doenças transmissíveis não passam apenas para o cliente, como também para o profissional que possui contato direto e maior com aquele utensilio.

Além do alicates, é muito importante que se esterilize também, o alicate utilizado para cortar unhas, espátulas e palitos, quando são de aço inox, todos esses também devem ser igualmente esterilizados, e as lixas devem ser descartáveis, pois também, possuem a possibilidade de acumular microrganismo nocivos à saúde.

>>> ACESSE O CURSO DE MANICURE AQUI, VALOR PROMOCIONAL <<

É importante dizer que a esterilização eficaz mesmo, só é feita através das máquinas especificas para tal ato, os alicates pessoais podem ser higienizados de uma forma melhorada, porém não significa que realmente está sendo esterilizado, tanto esse como qualquer outro aparelho, pela a utilização de autoclaves ou estufas, onde a pessoa siga as normas de utilização.

Muitas pessoas recomendam preferencialmente a utilização da autoclave, que esteriliza o material ao vapor utilizando alta temperatura, do que pela estufa que é utilizado pelo o ar seco. Essa preferência não se dá apenas julgando o método de esterilização das duas máquinas, mas sim porque os profissionais não respeitam o tempo da estufa e abrem sua tampa antes, já na autoclave, não tem como, por existir a trava de segurança.

PASSO A PASSO

1. Limpeza

Você deverá pegar os materiais, sempre inox, lavar para tirar o excesso de restos de mateia orgânica dele, e deixar de molho no detergente conhecido como enzimático, por no mínimo 30 minutos, depois disso, seque o material com a toalha de papel.

2. Melhorando as engrenagens

Após secar os materiais, utilize algum tipo de lubrificante especializado para os alicates, e coloque entre a abertura, para melhorar a movimentação do alicate nos próximos procedimentos.

3. Embalagem

Após realizar os passos acima, coloque os alicates e as espátulas utilizadas em saquinhos próprio para esterilização de autoclave, e os insira na máquina.

4. Esterilização

Coloque os saquinhos nas bandejas da máquina, insira água destilada, e monte o ciclo de esterilização, de acordo com o que está no manual, em relação a temperatura e tempo.

>>> ACESSE O CURSO DE MANICURE AQUI, VALOR PROMOCIONAL <<

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *