skip to Main Content

7 Curiosidades sobre cutículas

As mulheres se preocupam muito com as unhas, por isso, elas fazem de tudo para mantê-las sempre saudáveis. Os cuidados com as unhas devem ser tomados por todas as pessoas, não apenas pelas mulheres, pois, não só a beleza é importante, como também a saúde.

7 Curiosidades sobre cutículas

Quer ser uma Manicure Profissional? Conheça o melhor curso  online para manicures do  Brasil 

Entre as partes mais importantes das unhas está a cutícula. As cutículas são as peles que envolvem as unhas e elas sempre geram muitas dúvidas. Para quem busca saber mais sobre as cutículas, aqui vão algumas curiosidades dessa parte tão importante das unhas.

7 curiosidades sobre cutículas 

Proteção – As cutículas não devem ser removidas antes da esmaltação. Isso é porque elas têm como objetivo proteger as unhas das agressões externas, como bactérias e fungos, evitando que elas se contaminem.

A remoção estimula seu crescimento – Já que as cutículas funcionam como um escudo de proteção, ao removê-las, o corpo se sente desprotegido, e com isso estimula ainda mais seu crescimento. Por isso é fundamental deixar as cutículas em seu lugar.

Hidratação – A hidratação é um cuidado fundamental que todos devem ter com a pele e as unhas. Esse hábito faz com que as cutículas passem quase que imperceptíveis, sem precisar removê-las. Aplique um hidratante ou óleo nas cutículas sempre que precisar.

As cutículas devem ser protegidas – As cutículas e as unhas podem ressecar com facilidade. Então é importante protegê-las quando for usar produtos químicos e realizar algumas tarefas de casa como faxinar, lavar roupas e louças. Nesses momentos proteja as cutículas e as unhas com luvas. Ao terminar o trabalho, hidrate a pele das mãos.

Evite o uso de acetona – A acetona provoca o ressecamento das cutículas, além de deixar as unhas fracas e esbranquiçadas. Prefira os removedores específicos que possuem outro tipo de formulação, bem mais leve.

Não dar para retardar o crescimento das cutículas – Muitas mulheres acham que é possível, com a utilização de alguns produtos, retardar o crescimento das cutículas, mas isso é mito. Embora muitos produtos prometam retardar o crescimento das cutículas ainda não foi comprovado que eles funcionem de verdade.

A cutícula não fica mais grossa – É um mito que quanto mais se tira, mais grossa a cutícula cresce. Isso não é verdade porque a cutícula tem um limite para crescer, assim como os pelos e os cabelos. Na realidade, quem faz as unhas toda semana apenas tem a impressão de que elas crescem mais rápido, mas isso, não acontece.

Dicas para ter unhas perfeitas

A grande maioria das mulheres quer sempre estar com as unhas perfeitas, por isso, elas investem em manicures ou elas pintam as unhas em casa. Entretanto, para se ter unhas perfeitas é necessário tomar alguns cuidados são eles:

Use luvas quando tiver que entrar em contato com produtos de limpeza, pois, eles podem danificar as unhas.

Tente deixar as unhas, pelo menos, três dias sem esmalte ou qualquer produto, para que elas possam respirar.

Antes de aplicar o esmalte, principalmente, se for na cor escura, aplique uma camada de base que evitará que as unhas fiquem manchadas.

Não tire as cutículas, pois, elas são a proteção da unhas, peça para a manicure empurrar as cutículas para as laterais das unhas.

Se for retirar as cutículas, tenha cuidado para não tirar demais, porque isso, deixará as unhas doloridas e poderá inflamar os dedos.

Hidrate as cutículas diariamente com um hidratante específico ou um óleo.

Use somente produtos de qualidade nas unhas, der preferência aos esmaltes e produtos antialérgicos, assim evitará problemas futuros.

Essas são algumas dicas para ter unhas perfeitas. Lembrando que as cutículas são fundamentais para a proteção das unhas, então não deixe retirá-las, basta empurrá-las um pouco nas laterais dos dedos.

Portanto, se quer saber mais um pouco sobre cutículas, leia esse artigo com 7 curiosidades dessa parte dos dedos que é fundamental para a saúde das mãos em geral. Então cuide bem das suas cutículas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *